



BOMBAS ELÉTRICAS
A bomba de combustível tem como finalidade mover a gasolina localizada no tanque até o sistema de alimentação do motor.

CORREIAS DENTADAS
Sua função é sincronizar o virabrequim, que faz a transferência de força do motor às rodas e comando de válvulas, que realiza o fluxo de gases no interior do cilindro.

DISTRIBUIDORES DE IGNIÇÃO
O distribuidor é uma peça do motor que faz parte do sistema de ignição. Ele é encarregado de distribuir a corrente elétrica de alta tensão produzida pela bobina para as velas, evitando que a faísca seja encaminhada para a câmara de explosão errada.

CABOS DE VELAS
A função dos cabos de vela é conduzir a alta tensão produzida pela bobina ou transformador até as velas de ignição, sem permitir fugas de corrente, garantindo uma ignição sem falhas.

CAPAS DE CORREIAS
Mantem a Correia Dentada do carro protegida de objetos externos que possam oferecer risco para o seu funcionamento, tais como pedregulhos, areia, Etc.

MEDIDORES DE FLUXO DE AR
Tem como função informar à unidade de comando a quantidade e a temperatura do ar admitido, para que tais informações influenciem na quantidade de combustível pulverizada.

REGULADORES DE PRESSÃO
Tem como função ajustar a pressão em toda a linha de combustível, desde a bomba até os bicos injetores, o que permite que o motor tenha um funcionamento perfeito em todos os regimes de rotação.

SENSORES ABS
Monitora a rotação de cada roda e a compara com a velocidade do carro. ... Ao fazer isso, o ABS impede que as rodas travem e garante uma frenagem segura: o veículo continua sob controle e estável.

SENSORES DE DETONAÇÃO
Transformar as vibrações mecânicas do motor em oscilações elétricas capazes de serem interpretadas pela unidade de comando.

SENSORES DE FASE
O sensor tem como função principal informar ao Módulo de Controle Powertrain (PCM) qual a posição do eixo do comando de válvulas. Sendo assim, a partir dessa informação, o PCM vai analisar e comparar ao sinal do sensor de rotação.

SENSORES HALL
Utilizados nos distribuidores de ignição, um sensor Hall pode ser usado para sensoriar a corrente de um motor num sistema de controle.

SENSORES MAP
Informar à unidade de comando a pressão absoluta presente no coletor de admissão. A pressão do coletor é uma medida da carga do motor. Esta informação é utilizada no cálculo da massa de ar admitida e no cálculo do avanço do ponto de ignição.

SENSORES DE NÍVEL
Este conjunto varia sua resistência elétrica de acordo com o nível de combustível do tanque e controla a corrente que movimenta o ponteiro do indicador de combustível no painel.

SENSORES DE ROTAÇÃO
A principal função do sensor de rotação é medir a velocidade de rotação do motor (RPM), por meio de pulsos digitais captados em outra peça importante para o carro, a roda dentada do virabrequim, que a repassa para a central.


SENSORES DE POSIÇÃO (TPS)
O sensor de posição da borboleta é encontrado no corpo TBI, seu o objetivo é transmitir ao Módulo de Controle do Motor a posição angular que o eixo da válvula borboleta se encontra.

TENSIONADORES CVA
Também conhecido como esticador da correia dentada, é uma peça em formato de rolamento que tem como função manter a tensão da correia dentada de maneira correta.

VALVULAS CANISTER
O canister é um reservatório que contém carvão ativado responsável por armazenar os gases de combustível que evaporam do tanque e assim que o motor passa a funcionar.

VÁLVULAS DE ÓLEO OU VVTI
VVT é uma tecnologia de temporização de válvula variável de motores a combustão interna, desenvolvida pela Toyota. ... O VVT-i varia a temporização das válvulas de admissão. A pressão do óleo do motor é aplicada a um atuador para ajustar a posição da árvore de cames

VÁLVULAS TERMOSTÁTICAS
Ela controla a temperatura do motor. Quando o motor está frio, ela fica fechada, fazendo com que o líquido de arrefecimento (água e aditivo) volte para o bloco do motor.

VELAS DE IGNIÇÃO
Sua principal função é conduzir a corrente elétrica gerada no transformador até a câmara de combustão, e transformá-la em centelha elétrica de alta tensão, o que dará início a combustão, ou seja, a queima da mistura ar/combustível.
